sexta-feira, 5 de abril de 2013

Evangelização nos meios virtuais é foco de encontro no Chile

A Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL) promoverá um encontro presidencial do organismo, neste domingo, 7, na cidade de Santiago do Chile. O evento vai receber representantes dos países latino-americanos, além da participação de Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. O representante do Brasil na reunião será padre Clóvis Andrade, coordenador da RIIAL no país e membro da Comunidade Canção Nova. De acordo com o sacerdote, o objetivo do encontro é atualizar a identidade, a missão e a atuação do organismo dentro da Igreja. O sacerdote explica que a discussão é necessária devido à evolução que aconteceu nos meios de comunicação virtual, nos últimos anos. "Na reunião nós vamos refletir sobre a origem da RIIAL, a identidade e como ela precisa evoluir; para onde Deus quer conduzi-la neste tempo novo. Porque, se antes era raro computadores nas casas, hoje todos têm; a internet está cada vez mais popular, as redes sociais estão a todo vapor e com essa novidade, outros desafios surgem também. Então, queremos identificar qual é a missão da RIIAL, em que ela pode contribuir com a Igreja nessa época", afirmou.

Segundo o padre, identificar a missão do organismo "é voltar à origem e entender se o 'para que ela surgiu' corresponde aos desafios de hoje e em que ela pode se atualizar. É olhar para identidade para atualizar na ação". 
 Crescer ainda mais na comunhão entre os presidentes do comitê é uma das expectativas do sacerdote para o encontro. Segundo ele, esta unidade está sendo alimentada pelas reuniões virtuais e mensais que são realizadas pela RIIAL. Além disso, o padre esperar que a reunião promova o conhecimento dos membros dos outros países, o diálogo sobre a caminhada que a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA) está fazendo, os avanços e expectativas e colher do grupo inspiração e motivação para a realidade brasileira. 
 De acordo com padre Clóvis, a reunião da RIIAL no Chile foi convocada pelo Cardeal Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e acontecerá em comunhão com o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). 
 A RIIAL é um organismo na América Latina que trabalha com a evangelização da Igreja nos meios virtuais. Nasceu de uma parceria entre o CELAM e o Pontifício Conselho para as Comunicações que, a partir de debates e diálogos, foram fortalecendo iniciativas de evangelização na internet.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário